02 janeiro, 2007

Ano Novo - Velhas Artes

Nem acredito que já passou! Natal e rabanadas, até para o ano. E quanto tempo será que vão demorar a tirar as luzinhas patetas a p... da árvore da Praça do Comércio?
Está, portanto, na altura de regressar ao bules - a sério - arregaçar as mangas e respirar fundo. Gosto desta sensação de um ano novinho em folha, por estrear, cheio de esperança em coisas novas e boas...
É claro que as ilusões se atenuam assim que se abre o site do DN e se lêem as Artes. Desculpem os companheiros que se preocupam com coisas "muito mais importantes" com a política nacional, a guerra no mundo, a morte do Sadam... Este é o meu mundinho e é a primeira coisa que leio nos jornais. São dois artigos: um sobre os destinos do CCB e outro sobre as novas regras de financiamentos e apoios.
Achei que valia a pena recomendar-vos a leitura e propor o debate.

3 Comentários:

Blogger Lina Santos disse...

Adoro (e estou a ser irónica) o acordo do Estado com o Joe Berardo. Não estou na posse de todos os dados, mas isto não me parece bem. E, já agora, o homem não tinha já um sítio onde expor a sua colecção em Sintra? Na verdade, se não tiver ou quisesse mudar até me parece bem, em princípio. O que já não estou a gostar tanto é do MC ser tomado por parvo e, à conta disso, deixarmos de poder ver outras exposições. Enfim, mais um passo para o vazio... até que alguém se lembra de construir um novo centro cultural e... começa tudo outra vez!

03 janeiro, 2007 00:39  
Blogger Rui Braz disse...

Amiga:

Quando recomendares uma leitura, mete um linkzinho para a gente!

Quanto ao CCB e ao Berardo: mau para o CCB, a julgar pelos nºs, potencialmente bom para Sintra. Falei uma vez com o vereador da Cultura aqui de Sintra, e ele queria mesmo era que o Berardo fosse embora, e enchia o actual museu em Sintra com exposições temporárias de grandes museus internacionais (MoMa e afins), diz ele que com custos semelhantes ou menores e com mais interesse, parece-me a mim.

Quanto aos Apoios Pontuais e outros: muda a lei, a merda é a mesma. Mas vou ler com atenção e depois comentar com mais propriedade. Mas só de ler o artigo, parece-me que querem meter o dinheiro (cada vez menos) em menos sacos (ou seja, projectos e companhias), e nalguns casos eu compreendo, porque os pontuais às vezes servem para alimentar projectos e "artistas" de pouca duração e impacto, com 3 ou 4 representações e já está. Por outro lado parece que estão a complicar a vida às companhias mais antigas e que recebiam Sustentados, o que não se percebe muito bem.

Li há uns tempos um artigo não-sei-de-quem que dizia que o Ministério da Cultura, com um orçamento de migalhas e, sobretudo, sem ideias, como não fazia política cultural nem nada parecido, entretinha-se a mexer nas leis, para parecer que faz alguma coisa. Parece-me um comentário acertado.

Por outro lado, ao menos alguma coisa se passa. Aqui em Sintra, em relação à Câmara, nada se sabe. E eu suspeito é que em 2007 não vou ter (leia-se a Utopia Teatro) nem um tostão...

04 janeiro, 2007 16:47  
Blogger IPQ disse...

arranjas-me os artigos?

16 janeiro, 2007 15:13  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial