29 janeiro, 2007

O aborto, outra vez

Há bocado tive um ataque de choro a ver o Prós e Contras. Nem sequer sei porque é que ainda vejo aquela coisa, mas hoje calhou estar na sala quando começou. O tema de hoje é o aborto, para variar. O Rui Mendes leu um texto da Lídia Jorge, pelo Sim, em que ela contava uma noite em que encontrou uma mulher no Saldanha que tinha acabado de abortar clandestinamente, e que tentava gatinhar até à Maternidade Alfredo da Costa, desesperada. E eu fiquei logo com o estomâgo apertado, mal-disposta, só de imaginar. Depois veio um senhor ler um diálogo escrito pela Rita Ferro, em que uma mulher se dirige a um médico para abortar e invoca como razões não engordar, comprar um carro novo e outras futillidades do género. Foi nesta parte que eu desatei a chorar, magoada, ofendida, com raiva. Quem é que ela julga que é? Que mulheres é que ela conhece? Será mesmo maldade, querer espezinhar quem abortou ou considerou fazê-lo, ou será só ignorância? Julgará mesmo que as mulheres fora dos palácios que ela frequenta são assim?
Estou farta, farta, farta desta gente do Não que nos acha incapazes de decidir sobre a nossa vida, como senão tivessemos princípios éticos e morais nem inteligência.
Hoje ofendeu-me mesmo, magoou-me mesmo. E imaginar o que terão sentido as mulheres, minhas irmãs, que abortaram nalgum momento da vida, a ouvir aquele texto... fico mesmo revoltada. E deu-me vontade de vir aqui desabafar com o Miguel e com vocês.
PS: e aqui fica um link para duas reportagens impressionantes do Avante!: http://www.avante.pt/noticia.asp?id=17998&area=5 A primeira é sobre uma mãe que viu a filha julgada por aborto clandestino, a outra sobre um assistente social do Porto condenado por ajudar mulheres de um bairro social. Leiam. E VOTEM!

3 Comentários:

Blogger Movimento Pela Net Mais Barata disse...

Eu vou votar e manifestar a minha opinião, independentemente de credos ou escolhas o que importa é exercer um dever e um direito cívico que é votar e manifestar a nossa responsabilidade na maneira como as coisas são governadas. O blog no qual escrevo também luta por causas em que acredita!

30 janeiro, 2007 00:06  
Blogger IPQ disse...

Querida amiga, como te percebo.
Ponto prévio: para manter o que resta da minha sanidade mental e para não desatar às chapadas no meio da rua, decidi que, desta vez, ao contrário do qe aconteceu há oito ans atrás, me vou manter alheada de certos aspectos da realidade. Por isso me recusei a ver o prós e contras (fui ao cinema ver o filme do Mel Gibson... não sei o que é pior).
É realmente frustrante ver pessoas que pensamos inteligentes e instruídas pensarem que alguém no seu perfeito juízo, alguma mulher equilibrada, aborte porque não quer engordar. Esse é um mundo que eu desconheço mas que, por certo, a Rita Ferro domina. Um mundo desenhado a cor de rosa, onde uma anormalidade tal é permitida sequer em pensamento. Um mundo onde o aborto pode ser feito em Londres, entre um chá earl grey e umas compritas no Harrowds. Eu, que acho abominável essa linha de conduta e de pensamento mesmo assim voto pela despenalização. Porque acho que, mesmo sendo uma monstruosidade essa falta de moral, estou certa que para a grande maioria das mulheres o aborto é um acto de extrema violência que não é praticado de ânimo leve e que, quando praticado, não merece um único olhar incriminatório.

30 janeiro, 2007 11:54  
Blogger vox disse...

Também estive a ver o programa ontem. Perdi o princípio, pelo não apanhei a parte dos poemas, mas não foi por isso q tive menos vontade de chorar.
Estou-me a passar. Sinto tanta raiva! Tenho a sensação de estar a ver o mesmo filme "over and over". Parece que não vivemos todos no mesmo país, na mesma realidade, na mesma dimensão.
"Somos todos os novos Galileus porque o bebé se mexe na ecografia"? - disse um médico. "As mulheres violadas não deviam poder abortar"? - disse o treinador do Benfica."Mamã, obrigado por não me teres abortado porque eu sou feliz internado numa instituição"? - disse um miúdo que nunca ninguém vai saber se está a falar ou não a verdade.
Tive pesadelos a noite toda com a Laurinda Alves como protagonista...

30 janeiro, 2007 14:56  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial