06 novembro, 2006

Costela brasileira

Ora ainda bem que a Margarida deu o mote...
No Sábado à noite acabei por ir parar à Casa do Brasil. A certa altura surgiu a questão de o samba poder ser comparado ao nosso folclore. Eu argumentei rapidamente que se pudesse ser comparado a algum estilo português seria ao fado. Caíram-me em cima.
Eu confesso que nem sou grande apreciadora de fado e que o que mais gosto é o fado vadio que me parece ser cada vez mais raro nas bocas dos artistas consagrados. Então do fado típico de Coimbra não gosto mesmo. Gosto do fado de rua, de chinela no pé, não suporto quando se torna lamechas, da dor que dói só porque tem de doer e temos de aguentar porque é do destino... (parece mesmo típico da nossa mentalidade portuguesinha e isso irrita-me).
Mas o que eu estava a tentar fazer com a comparação era um elogio ao fado, porque adoro samba, enquanto a proposta de comparar este último ao folclore me pareceu um insulto. E foram-me dados alguns argumentos para não se poder comparar o samba ao fado, com os quais não concordo: o fado é só de Lisboa e Coimbra e o fado só canta o amor...
Os meus argumentos:
- o folclore existe em todo o mundo. Cada povo tem o seu e diz respeito à recuperação de tradições antigas tanto de canto e música como de danças e trajes típicos;
- tanto o fado com o samba são músicas distintivas de um povo, só existem ali e estão em constante evolução – são estilos musicais vivos;
- independentemente das características musicais, instrumentais, necessariamente diferentes dos dois estilos tanto o fado como o samba tiram partido da palavra, da poesia, da língua portuguesa...
- paralelamente, e a nível pessoal, logo subjectivo, parecem existir algumas vantagens do samba em relação ao fado: o samba convida à alegria e à dança, mesmo quando invoca temas triste; o fado que "vingou" é maioritariamente melancólico. Além disso o samba genuíno é do povo, do morro; o fado hoje consagrado é elitista
Não me interessa concluir nada agora. Só mesmo alargar a discussão. Participem.

2 Comentários:

Blogger Lina Santos disse...

Correndo o risco de me tornar repetitiva, tens razão em muitos pontos. Mas o que me pergunto é: o fado e samba não são folclore?

07 novembro, 2006 00:18  
Blogger photomaton disse...

a pergunta começa por ser retórica, mas achoque tem razão de ser... quando se fala em manifestações culturais dos portugas além mar, em especial na música, o que é que nos aparece? ( e eu só lá chego pela tv, porque de viagens sou muito pobre) - o belo do rancho folclórico com senhoras a esganiçar a voz ou o belo do fado com senhoras a esganiçar a voz?

07 novembro, 2006 00:31  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial